Projeto de professor da UFCG prevê uso de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL para preenchimento de formulários em hospitais

23
0
COMPARTILHAR

Um sistema de Inteligência Artificial (IA) de conversão de fala em texto para preenchimento de formulários online deve aumentar a receita de hospitais universitários e melhorar a qualidade dos dados registrados no Sistema de Informação em Saúde (SIS). É o que prevê o projeto que o professor Edmar Gurjão, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai apresentar nesta sexta-feira, dia 14, no Seminário de Avaliação Marco Zero das Chamadas Públicas de 2023, em Brasília, DF.

“O sistema ainda está em desenvolvimento. Inicialmente, será usado nos hospitais universitários por meio de um aplicativo. O profissional de saúde vai falar os procedimentos realizados e o sistema vai fazer uma análise crítica das informações”, explica o pesquisador, que conta com a parceria do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).

Segundo ele, um dos principais benefícios será evitar que informações referentes a procedimentos realizados sejam inseridas de forma incorreta nos formulários, evitando, desta forma, a glosa hospitalar, ou seja, que o pagamento referente ao procedimento não seja realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devido a erros de documentação. “Também vai ajudar na melhoria da qualidade dos dados registrados”, observou.

A pesquisa, no valor de R$ R$ 447.920,00, foi aprovada na Chamada Nº 21/2023 – Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva -, que teve por objetivo apoiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, considerando a transversalidade e a interseccionalidade em saúde coletiva para o desenvolvimento de evidências sensíveis às necessidades da saúde da população brasileira.

Fonte: Ascom UFCG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui