PARAÍBA: Vacinação contra a gripe continua no estado

16
0
COMPARTILHAR

Unidades de saúde do SUS continuam campanha de vacinação contra a gripe em todo estado da Paraíba. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina salva vidas e previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção causada pelo vírus da influenza.

A mobilização dos municípios paraibanos pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já contabiliza mais de 862 mil doses aplicadas. Até o momento, 50% do grupo prioritário da ação – composto por quase 1,5 milhão de pessoas – receberam a dose da vacina no estado. Os dados são do painel de imunizações do Ministério da Saúde.

A meta das autoridades de saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários — como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas. Mas, por conta da disponibilidade de doses, o Ministério autorizou a ampliação da imunização para todas as pessoas acima dos seis meses de idade.

Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, a medida busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe.

“Então, se há disponibilidade da vacina e o vírus da influenza – da gripe – está circulando, nós devemos ampliar o acesso das pessoas para que elas se vacinem, diminuam seu risco de adoecimento de formas graves da doença e diminuam a circulação do vírus na comunidade.”

A gastrônoma Andrea Navarro, de 48 anos, moradora do bairro Bessa, na capital João Pessoa, não faz parte do grupo de risco, mas fez questão de tomar a vacina para se proteger contra a gripe.

“Já tomei a minha vacina da gripe faz uns 20 dias. Estar imunizado é de extrema importância não só para mim, mas para todos com quem eu convivo. Inclusive, na minha família tem idosos e eu considero muito importante que nós — que somos mais jovens, que vamos muito para a rua, que saímos, que estamos muito fora de casa — estejamos imunizados também para não colocar em risco a vida dos idosos da nossa família e a nossa vida também.”

Em João Pessoa, as doses estão disponíveis nas unidades de saúde da família, nas policlínicas municipais e também no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre. Segundo o painel do Ministério, na capital, já foram aplicadas mais de 97 mil doses. A cobertura vacinal do público prioritário está em quase 31%.

Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao.

Fonte: Brasil 61

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui