Estados Unidos registrou sua primeira morte de uma pessoa com varíola dos macacos, conforme indicou o Departamento de Saúde do Texas, nesta terça-feira (30), a morte ocorreu no estado do sul do Texas.
“O falecido era um adulto, que vivia no Condado de Harris, na área metropolitana de Houston.e ‘severamente imunocomprometido’”, diz sua declaração, acrescentando que o caso está sendo investigado para determinar o papel que a varíola dos macacos desempenhou na morte do homem.
“A varíola dos macacos é uma doença grave, especialmente para aqueles com sistemas imunológicos debilitados”, disse o representante do Departamento de Saúde do Texas, John Hellerstedt.
De acordo com os últimos dados do Centro de Controle de Doenças (CDC) desta segunda-feira (29), Estados Unidos têm o maior número de casos de varíola dos macacos do mundo, com 18.101 de um total de cerca de 48.800.
Os dois estados mais afetados são Califórnia (3.291) e Nova Iorque (3.197), enquanto o Texas registrou 1.604 casos a partir desta segunda-feira (29).
As autoridades sanitárias dos EUA disseram na sexta-feira que estavam “cautelosamente otimistas” que, embora o número de infecções ainda esteja aumentando, a taxa de aumento diminuiu, especialmente nos distritos mais afetados.
Fonte: F5