País registra queda nos casos de síndromes respiratórias na primeira semana do ano

7
0
COMPARTILHAR

O ano começa com queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. Os dados são do primeiro Boletim Infogripe da Fiocruz, relativos ao período de 29 de dezembro a 4 de janeiro.

Apesar da redução no país, dados de cinco estados mostraram tendência de crescimento a longo prazo, são eles:  Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia e Roraima. A maior parte dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes é causada pelo rinovírus, já o vírus da Covid-19 predomina entre os idosos.

Aumento de Covid no Norte e Nordeste

O estado do Ceará é o que o vem apresentando maior número de casos de SRAG por Covid-19 , sobretudo em jovens e adultos. Já nos idosos, o boletim mostra sinais de desaceleração. Em outros estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão, no Nordeste, e Amazonas, Acre, Pará e Rondônia, no Norte, o aumento no número de casos de SRAG pode estar associado ao vírus da Covid-19.

Segundo a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e coordenadora do InfoGripe, por conta das festas de final de ano, os dados laboratoriais não são suficientes para afirmar que os casos mais graves são, de fato, causados pelo vírus da Covid. Ela reforça a importância de manter os cuidados de prevenção.

“A gente reforça a importância da vacinação contra Covid-19. É importante que todas as pessoas estejam com esquema completo de vacinação. Também é importante que as pessoas dos grupos especiais estabelecidos pelo Ministério da Saúde também estejam em dia com a vacinação periódica anual da Covid-19.”

Para quem tiver sintomas como febre, coriza e dores de cabeça, a recomendação é manter o isolamento.

Fonte: Brasil 61

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui