Embora pareça uma lição óbvia, manter separadas as finanças pessoais e empresariais pode ser, na prática, uma tarefa bastante difícil, especialmente para quem é microempreendedor individual (MEI). Como explica o próprio nome, a categoria é voltada para formalizar profissionais autônomos, que podem contratar, no máximo, um funcionário, o que, conforme alerta o Sebrae/PB, pode induzir o empreendedor a pensar que todos os recursos, incluindo os do negócio, são de caráter pessoal.
Por esse motivo, para auxiliar os microempreendedores individuais no processo de gestão financeira do negócio, o Sebrae/PB preparou algumas orientações com foco em sustentabilidade e capacidade de crescimento. A primeira delas, conforme ressalta a analista técnica da instituição, Germana Espínola, é ter contas bancárias diferentes para uso pessoal e empresarial.
Outra dica importante para o MEI é ter a compreensão de que lucro e ‘salário’ são coisas diferentes. Isso significa que, uma vez quitadas as despesas do negócio, aquilo que o empreendedor obtiver de lucro não deve ser, integralmente, o valor de seu ‘salário’, que no meio empresarial é mais conhecido como pró-labore.
O ideal, segundo a analista do Sebrae, é que o empreendedor estabeleça um valor fixo de pró-labore, definido a partir da realidade financeira do negócio, para não prejudicar sua sustentabilidade. Dessa forma, o lucro não é totalmente comprometido e pode ser utilizado para a realização de novos investimentos no negócio, ou então servir de reserva financeira para despesas urgentes ou não previstas da empresa.
Por fim, para os microempreendedores individuais que já estão enfrentando dificuldades com as finanças do negócio, a sugestão da analista é a busca por orientação especializada, de modo a retomar o equilíbrio e possibilitar o crescimento da empresa. “O empreendedor deve considerar buscar ajuda especializada de um consultor ou contador, que podem analisar e oferecer orientações específicas para a necessidade de cada um”, concluiu Germana Espínola.
Mais dúvidas sobre o MEI?
Para conhecer informações importantes para quem já é ou deseja se tornar um microempreendedor individual (MEI), basta acessar a página especial criada pelo Sebrae para a categoria, por meio do endereço https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/MEI. Outros serviços também estão disponíveis através do WhatsApp e da Central de Relacionamento do Sebrae/PB, ambos com número 0800 570 0800.
Fonte: UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA