Gênia brasileira de 11 anos criou novo cálculo para raiz quadrada

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Você já se perguntou como uma simples questão pode levar a uma descoberta revolucionária? Foi exatamente isso que aconteceu na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com uma estudante de 11 anos chamada Júlia Helena Pimenta Ferreira.

A Descoberta Matemática de Júlia

Júlia, aluna do Colégio Santa Maria Minas, iniciou uma revolução no pensamento matemático com sua abordagem única para calcular raízes quadradas. Tudo começou com uma pergunta, uma típica indagação de sala de aula que poderia ter sido facilmente ignorada.

No entanto, seu professor, Frederico Ferreira de Pinho Tavares, viu o potencial em sua questão. Ele dedicou um ano para desenvolver o que agora é conhecido como “Regressão de Júlia”, uma fórmula que simplifica a forma como as raízes quadradas são calculadas.

A beleza da Regressão de Júlia reside em sua simplicidade. Ela desafia os métodos tradicionais, muitas vezes complicados, de calcular raízes quadradas e apresenta uma abordagem mais fácil e intuitiva. Por exemplo, para encontrar a raiz quadrada de 144, inicia-se multiplicando números próximos ao valor desejado. Por exemplo, multiplicar 10 por 10 resulta em 100. O próximo passo envolve sequências numéricas.

Adiciona-se ao resultado obtido (100) o número inicialmente multiplicado (10) e seu número consecutivo (11), o que leva a 100 + 10 + 11, somando 121. Continua-se o procedimento, somando ao resultado anterior o último número usado e seu sucessor. Assim, adiciona-se 121 + 11 + 12, alcançando o número original, que é 144.

Então, qual é a raiz quadrada? É simples: corresponde ao último número incluído na soma. Portanto, a raiz quadrada de 144 é 12.

Este método inovador não é apenas uma nova fórmula; é uma nova perspectiva na resolução de problemas matemáticos. Sua simplicidade e eficácia são tão marcantes que chamaram a atenção da “Revista do Professor de Matemática”, uma das mais respeitadas revistas científicas do Brasil. A Regressão de Júlia tem o potencial de tornar os cálculos matemáticos mais acessíveis, especialmente para estudantes que acham os métodos tradicionais desafiadores.

Além da Matemática: Uma Lição em Colaboração e Criatividade

A história de Júlia vai além dos domínios da matemática. Ela destaca a importância de nutrir a criatividade e inovação na sala de aula. Em uma disciplina muitas vezes vista com apreensão, Júlia demonstra que a matemática não precisa ser sobre regras rígidas. Em vez disso, pode ser um campo fértil para o pensamento criativo e inovação.

A colaboração entre Júlia e seu professor, Frederico Ferreira, é um exemplo brilhante do impacto de um mentorado eficaz e educação de mente aberta. Frederico não apenas reconheceu a curiosidade de Júlia; ele a abraçou, percebendo seu potencial para contribuir com algo novo ao campo da matemática. Esta parceria entre aluno e professor sublinha a importância de ouvir e incentivar em ambientes educacionais.

Fonte : BLOG TV WEB SERTÃO

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