O pagamento do 13º salário de aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá uma mudança importante em 2.023. Neste ano, os depósitos não serão antecipados, o que vinha acontecendo desde o início da pandemia de covid-19.
Assim, os cidadãos vão receber as duas parcelas do benefício no segundo semestre, como era de costume até antes da pandemia. Para facilitar a organização, eles serão divididos entre quem ganha um salário mínimo mensal e quem recebe valores acima do piso nacional.
Quando sai o 13º do INSS?
A primeira parcela da gratificação será depositada junto com o benefício referente ao mês de agosto, pago entre o fim de agosto e o início de setembro. Já a segunda será quitada entre o fim de novembro e o início de dezembro.
Descontos e valores
Os valores depositados são proporcionais à quantidade de meses em que o segurado vai receber a renda previdenciária neste ano, ou seja, quantos meses vão se passar entre o início dos pagamentos e dezembro. Para descobrir quanto vai ganhar neste ano, basta dividir o valor do benefício por 12.
Outra informação importante é que a primeira parcela deve ser equivalente a 50% do valor total do 13º salário. Já na segunda o INSS pode realizar alguns descontos, como o Imposto de Renda, por exemplo.
Fonte: R-7