Nova lista do Itamaraty tem 86 brasileiros e familiares que querem deixar Gaza

24
0
COMPARTILHAR

O Itamaraty tem uma segunda lista com brasileiros e familiares que querem deixar a Faixa de Gaza, zona de conflito onde Israel responde aos terroristas do Hamas, e serem repatriados para o Brasil. A relação apresenta 86 nomes e precisa ser aprovada por Israel e pelo Egito. Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o primeiro grupo, formado por 32 pessoas.

O último grupo foi autorizado a deixar Gaza pela cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, nas primeiras horas do último dia 12. Antes de chegar à capital brasileira, o avião fez pousos técnicos em Las Palmas, na Espanha, e no Recife (PE).

Mais cedo, o presidente Lula liberou crédito extraordinário de R$ 50 milhões ao Ministério da Defesa. A iniciativa, na forma de medida provisória, determina que o valor deve ser usado pelo “Comando da Aeronáutica em transporte aéreo logístico de pessoas, animais domésticos e materiais e apoio humanitário na região de conflito no Oriente Médio”.

R7 apurou que a quantia foi demandada pela pasta da Defesa. Procurados pela reportagem, o Palácio do Planalto, o Ministério do Planejamento e Orçamento e a Defesa não detalharam se a medida diz respeito a novas repatriações ou às viagens que já foram concluídas.

Balanço

Além dos 32 passageiros que deixaram a Faixa de Gaza, desde o início do conflito entre o Hamas e Israel, o governo federal já resgatou 1.445 brasileiros e familiares. O número contabiliza oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira na Operação Voltando em Paz. Além das pessoas, 53 animais de estimação foram resgatados.

Além disso, o Brasil mandou kits de medicamentos, alimentos e purificadores de água a Gaza. No último dia 30, 1,5 tonelada de alimentos foi enviada. No carregamento estavam sacos de arroz, açúcar, derivados de milho e leite.

Fonte: Portal Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui